Projeto Parceiro da Escola

A administração de escolas públicas por empresas privadas, prevista em uma lei do Paraná sancionada nesta semana, foi aprovada por 90% dos pais de dois colégios que já testaram esse modelo, segundo o secretário da Educação do estado, Roni Miranda.

Ex-aluno e professor de escola pública, ele é responsável pelo programa Parceiro da Escola, que prevê a contratação de empresas para administrar colégios estaduais.

A lei é considerada inconstitucional por parlamentares da oposição, sindicatos de professores e organizações estudantis, que acusam o programa de privatizar e vender escolas públicas. Na votação na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), houve invasão de manifestantes e repressão com bombas de gás lacrimogêneo.

Em entrevista o secretário afirmou que, nos dois colégios em que o programa foi implementado para testar o modelo, houve aumento das matrículas, da frequência escolar e das notas, além da aprovação generalizada das famílias.

A rede de ensino do Paraná tem 2.100 escolas, e em 204 delas haverá votação entre professores, funcionários, alunos e pais para optar pela adesão ou não ao projeto.

Você é a favor ou contra o Projeto Parceiro da Escola?

Deixe nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *